DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

33.3 C
Manaus
quarta-feira, 05/10/2022

DISQUE DENÚNCIA

- Publicidade -

Conselho da Alesp aprova cassação de Arthur do Val por unanimidade

Assembleia de SP dá primeiro passo para cassação de deputado que fez comentários machistas sobre mulheres ucranianas.

Em sessão hoje na Assembleia Legislativa de São Paulo, o Conselho de Ética da casa aprovou relatório que pediu a cassação do mandato do deputado estadual Arthur do Val, também conhecido como “Mamãe Falei” pelo nome do seu canal no YouTube. Arthur era pré-candidato ao governo de São Paulo, quando no mês passado teve áudios vazados em que afirmava, entre outros comentários machistas e sexistas, que “as mulheres ucranianas eram fáceis porque são pobres”.

- Publicidade -

Arthur viajou no final de fevereiro à Ucrânia, em tese para acompanhar a guerra no país invadido pela Rússia e a situação dos refugiados. Foi quando fez os comentários sobre mulheres ucranianas em grupo privado de WhatsApp, que foram depois vazados.


Leia mais:

Podemos anuncia desfiliação de deputado autor de falas sexistas sobre ucranianas

Líder do MBL surta ao defender deputado que falou frases machistas sobre ucranianas


Todos os nove parlamentares que compunham a comissão aprovaram o relatório que considerou que o deputado quebrou o decoro parlamentar ao fazer seus comentários.

Agora, a Mesa Diretora da Alesp deverá aprovar o processo para que ele siga tramitando e, em seguida, a punição deve ser votada pelo plenário da Assembleia, que tem a palavra final sobre a decisão. A cassação do mandato de Arthur do Val pode ocorrer por maioria simples na votação do plenário, 48 dos 94 votos.

A data da votação em plenário ainda não foi marcada.

Via CNN Brasil
Deixe seu comentário
- Publicidade -

Acompanhe nossas redes sociais

Ivanildo Pereira
Repórter de política no Fiscaliza News Jornalista formado pela Faculdade Martha Falcão Wyden. Atua na área de comunicação há oito anos. Política, economia e artes são seus maiores interesses. Trabalha diariamente para levar notícias para o leitor no Fiscaliza News.