DISQUE DENÚNCIA

92 98435-7108

33.3 C
Manaus
quarta-feira, 05/10/2022

DISQUE DENÚNCIA

- Publicidade -

Reabertura de comportas de Balbina vai causar inundações, alerta Sinésio

A decisão da Eletrobrás de reabrir as comportas da Hidrelétrica de Balbina, localizada em Presidente Figueiredo (a 126 quilômetros de Manaus), pode resultar na inundação de grandes áreas e comunidades do município, alertou o deputado estadual Sinésio Campos (PT).

“Tenho imagens chocantes. A enchente fatalmente causará inundações, áreas serão transformadas em rios“, afirmou. Segundo o parlamentar, a empresa não está dialogando com a comunidade, e apenas instalou cornetas para alertar a população numa eventual emergência. “Outro caso é a subida dos rios, que pode ser resolvida com um plano de contingência”, acrescentou o deputado.
- Publicidade -

A decisão da empresa contraria medida judicial (em caráter liminar), em favor da prefeitura de Presidente Figueiredo, que alegou risco às famílias que moram no local e ao meio-ambiente.

 


Leia mais:

 

No dia 14 de março, a Eletrobras abriu 90 centímetros das comportas para dar vazão à água acumulada. O procedimento, utilizado em todas as usinas do mundo, é necessário para evitar que a pressão da água destrua a barragem.

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Roberto Cidade (UB), e o deputado Dermilson Chagas (Republicanos) defenderam uma audiência pública em Presidente Figueiredo para definir soluções para o problema.

“Vimos cenas lamentáveis. Vamos cobrar medidas da prefeitura e marcar uma reunião com as lideranças”, afirmou Cidade.

 

Deixe seu comentário
- Publicidade -

Acompanhe nossas redes sociais

Daniel Amorim
Jornalista e escritor, formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Desde 2005 atuou como assessor de imprensa, repórter e editor em veículos impressos como O Estado do Amazonas, A Crítica e Amazonas Em Tempo. É repórter do Política do portal Fiscaliza Amazonas.